Dossiê 11.ALB - Cine Alba

1º Salto de Paraquedas Inauguração Cine Alba Fachada do Cine Alba, com destaque para o sol na marquise com o nome do cinema Fachada do antigo Cine Alba Fotos da construção do Cine Alba Fotos da construção do Cine Alba Fotos da construção do Cine Alba Foto do interior do Cine Alba, já desativado Foto do interior do Cine Alba já desativado com destaque para o balcão Foto da inauguração do Cine Alba, com Alberto Holz (terno cinza), Alvaro Nunes Ferreira (terno br... Foto do público no interior do cine Alba aguardando o início da sessão
Resultaten 1 tot 10 van 16 Show all

Identificatie

referentie code

BR ESAPEES CINE.11.ALB

Titel

Cine Alba

Datum(s)

  • 1956 (Vervaardig)

Beschrijvingsniveau

Dossiê

Omvang en medium

Iconográfico - 16 fotografias digitalizadas.

Context

Naam van de archiefvormer

Biografie

Naam van de archiefvormer

Naam van de archiefvormer

Geschiedenis van het archief

O Cine Alba funcionou no período compreendido entre 29/09/1956-198_. A sala de cinema pertencia a Ery Kunkel, Bruno Bafille e seus fundadores foram Henrique Kunkel em sociedade com Alberto Holz Neto. O cinema estava localizado na Rua Milagres Junior, Centro, em Baixo Guandu. A sala de cinema tinha capacidade de 800 lugares. O filme de inauguração foi “Sete Noivas para Sete Irmãos”.
O Cine Alba tinha um salão de projeção com piso inclinado para facilitar a visão da tela em qualquer lugar, além de paredes duplas que permitiam um isolamento acústico. Foi nos Estados Unidos que o arquiteto da sala buscou subsídios para projetá-lo. O equipamento de projeção, o par de projetores Micron XXX, era importado da Itália, sendo considerado um dos melhores no Brasil na época. Em seu exterior, o prédio apresentava traços modernistas e havia um sol na fachada. A parede tinha apliques emoldurados de gesso e o cimento utilizado foi importado da Alemanha. A boca de cena do palco tinha 8 metros de profundidade e a tela tinha mais de 18 metros de comprimento e era tampada por uma imensa cortinas aveludadas.
A música de abertura dos filmes do Cine Alba era o concerto para piano No 1, primeiro movimento de Tchaikovsky. No cinema havia um bar para os frequentadores consumirem. Em 29 de setembro de 1956, foi inaugurado o Cine Alba. Neste dia Bruno Bafille, um dos proprietários, pulou de paraquedas e ficou pendurado numa árvore. O Padre Alonso Benicio Leite realizou a benção para a inauguração do cinema. O Cine Alba chegou a ter cinco sessões diárias em tempos em que a casa ficava lotada. As bilheterias vendiam até 1,2 mil ingressos nessas ocasiões.
Após vários anos fechada, em 2001, os herdeiros dos proprietários colocaram a casa de exibição à venda. Nesta ocasião, um grupo voluntário apresentou um anteprojeto aos dirigentes públicos com a intenção de transformar o imóvel num Centro Cultural. Em 2003 o IPHAN levou ao conhecimento do Presidente do Conselho Estadual de Cultura o interesse do tombamento do Cine Alba e a proposta para seu uso como centro cultural.

Directe bron van verwerving of overbrenging

Inhoud en structuur

Bereik en inhoud

Waardering, vernietiging en slectie

Aanvullingen

Ordeningstelsel

Voorwaarden voor toegang en gebruik

Voorwaarden voor raadpleging

Voorwaarden voor reproductie

Taal van het materiaal

Schrift van het materiaal

Taal en schrift aantekeningen

Fysieke eigenschappen en technische eisen

Toegangen

Verwante materialen

Bestaan en verblifplaats van originelen

Bestaan en verblijfplaats van kopieën

Related units of description

Related descriptions

Aantekeningen

Alternative identifier(s)

Trefwoorden

Onderwerp trefwoord

Geografische trefwoorden

Naam ontsluitingsterm

Genre access points

Beschrijvingsbeheer

Identificatie van de beschrijving

Identificatiecode van de instelling

Toegepaste regels en/of conventies

Status

Niveau van detaillering

Verwijdering van datering archiefvorming

Taal (talen)

Schrift(en)

Bronnen

Voorwaarden voor raadpleging en gebruik

Related people and organizations

Related genres

Related places