Fundo JASN - Jayme dos Santos Neves

Pasta com documentos relativos aos cuidados médicos - próprios Pasta "02 - Material Jayme Santos Neves" Pasta "03 - Material Jayme Santos Neves" Pasta "04 - Material Jayme Santos Neves Pasta 05 - Material Jayme Santos Neves Caixa em metal com slides Diário pessoal Diário pessoal Caixa em acrílico com slides Correspondências 1 - Pasta com correspondências recebidas e expedidas por Dr. Jayme dos Santos Neves
Resultados 1 até 10 de 13 Mostrar tudo

Área de identificação

Código de referência

BR ESAPEES JASN

Título

Jayme dos Santos Neves

Data(s)

  • 1883 - 1999 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

Textual: 1,06 metros lineares; Bibliográfico: 92 itens; Cartográfico: 67 itens; Audiovisual: 4 itens; Tridimensional: 40 itens.

Área de contextualização

Nome do produtor

(24/08/1909 - 06/11/1998)

Biografia

Dr. Jayme dos Santos Neves, nasceu em Vitória em 24/08/1909 e faleceu em 06 de novembro de 1998. Formou-se pela Faculdade Nacional de Medicina, no Rio de Janeiro, em 1932. Atuou especialmente na área de tisiologia e tuberculose, exercendo suas funções em diversas instituições médicas, tais como o Dispensário de Tuberculose de Vitória e o Sanatório Getúlio Vargas, sendo seu fundador, em 1942. Além da participação em diversos conselhos, comissões e direções em centros de saúde, assim como diretor do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes. Atuou como professor da Universidade Federal do Espírito Santo e pesquisador com vasta publicação de estudos e artigos acadêmicos na área da medicina. Participou de inúmeros congressos nacionais e internacionais, bem como foi convidado para participar de cursos e estudos internacionais no âmbito do controle e combate da tuberculose. Trouxe para o Espírito Santo o primeiro aparelho de pneumotórax fabricado no mundo, o qual sua fotografia compõe o acervo doado ao APEES. Dr. Jayme, também, foi fundador da Liga Espírito-santense Contra a Tuberculose teve expressiva atuação no combate ao tabagismo. Em seu acervo é possível observar sua atuação na defesa e estudos da vacina BCG, além de ter sido fundador e diretor do Sistema Integrado de Saúde - SIS - Vacinações. Também foi escritor, tendo publicado os livros: "Cantáridas e outros poemas fesceninos" (1984), "A Outra História da Companhia de Jesus" (1984) e "A Centopéia" (1989), sendo os dois últimos, integrantes do acervo. Toda sua vocação pela pneumologia se evidencia em seu escrito, extraído de seu acervo: "Eis que ao encostar o ouvido nas costas do paciente eu quase que via o seu pulmão". Enfatiza-se ainda, sua fala em discurso proferido como patrono da sexta turma da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Espírito Santo: "Não basta apenas ser poeta, o que importa é ser poesia. Não basta apenas ser artista, ser médico, ser amante. O que importa é ser a arte, a medicina, o amor. Não basta apenas ser místico, contemplativo, o que importa é ser Deus. Não basta apenas ser homem, meus filhos, o que importa é ser humanidade!". Também no acervo, em um trecho, é possível verificar seu interesse por futebol.

História do arquivo

Dr. Jayme dos Santos Neves, nasceu em Vitória em 24/08/1909 e faleceu em 06 de novembro de 1998. Formou-se pela Faculdade Nacional de Medicina, no Rio de Janeiro, em 1932. Atuou especialmente na área de tisiologia e tuberculose, exercendo suas funções em diversas instituições médicas, tais como o Dispensário de Tuberculose de Vitória e o Sanatório Getúlio Vargas, sendo seu fundador, em 1942. Além da participação em diversos conselhos, comissões e direções em centros de saúde, assim como diretor do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes. Atuou como professor da Universidade Federal do Espírito Santo e pesquisador com vasta publicação de estudos e artigos acadêmicos na área da medicina. Participou de inúmeros congressos nacionais e internacionais, bem como foi convidado para participar de cursos e estudos internacionais no âmbito do controle e combate da tuberculose. Trouxe para o Espírito Santo o primeiro aparelho de pneumotórax fabricado no mundo, o qual sua fotografia compõe o acervo doado ao APEES. Dr. Jayme, também, foi fundador da Liga Espíritosantense Contra a Tubeculose teve expressiva atuação no combate ao tabagismo. Em seu acervo é possível observar sua atuação na defesa e estudos da vacina BCG, além de ter sido fundador e diretor do Sistema Integrado de Saúde - SIS - Vacinações. Também foi escritor, tendo publicado os livros: "Cantáridas e outros poemas fesceninos" (1984), "A Outra História da Companhia de Jesus" (1984) e "A Centopéia" (1989), sendo os dois últimos, integrantes do acervo. Toda sua vocação pela pneumologia se evidencia em seu escrito, extraído de seu acervo: "Eis que ao encostar o ouvido nas costas do paciente eu quase que via o seu pulmão". "Não basta apenas ser poeta, o que importa é ser poesia. Não basta apenas ser artista, ser médico, ser amante. O que importa é ser a arte, a medicina, o amor. Não basta apenas ser místico, contemplativo, o que importa é ser Deus. Não basta apenas ser homem, meus filhos, o que importa é ser humanidade!", palavras de Dr. Jayme em discurso proferido de patrono na sexta turma da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do ES. Também no acervo, em um trecho, é possível verificar seu interesse por futebol.

Procedência

Doação pessoal, em 10/12/2018. Além da incorporação de três livros, relacionados ao produtor

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados