Coleção NGL - Nilge Gouveia Limeira

Área de identificação

Código de referência

BR ES APEES NGL

Título

Nilge Gouveia Limeira

Data(s)

  • 1909 - 2009 (Produção)

Nível de descrição

Coleção

Dimensão e suporte

4.956 imagens em suporte de papel.

Área de contextualização

Nome do produtor

(1909 - 2009)

Biografia

Nascida em 18 de abril de 1922, em Vitória-ES, Nilge de Almeida Barreto de Gouveia [Limeira] é a segunda dos 13 filhos de Nilo Barreto de Gouveia e Gedália de Almeida Barreto de Gouveia. Irmã de: Eny Barreto de Gouveia Glycério, Edyr Gouveia de Almeida Couto, Clície de Almeida Barreto de Gouveia, Carlos Xavier Paes Barreto Sobrinho, Francisco Severino de Almeida Barreto de Gouveia, Ariosto de Almeida Barreto de Gouveia, Maria Ridolfi Gouveia de Carvalho, Evany Barreto de Gouveia Alves, Iedda de Almeida Barreto de Gouveia,
Aline de Almeida Barreto de Gouveia, Nilo Barreto de Gouveia Filho e Anália de Almeida Gouveia Lins. Casouse aos 27 anos com Benigno Rodrigues Limeira, com quem teve três filhos: Luiz Fernando, Thales e Fabíola.
Nutriu ao longo de sua vida uma paixão em registrar momentos e acontecimentos do cotidiano. Através de fotografias e versos registrou histórias e sentimentos. Suas crônicas foram publicadas em coletâneas e jornais do Estado, principalmente em “A Gazeta”. Publicou quatro livros: “As Crônicas de Bolso” (1974), “Nilge Limeira e Seu Canto de Vida” (1981), “Três Momentos” (1990) e “Sandálias não Caminham” (1999). Trabalhou no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo, onde se aposentou. Prestou assessoria também na Ordem dos Advogados do Brasil, seção Espírito Santo, organizando vários congressos no Estado e fora dele. No dia 30 de outubro de 1992 assumiu a cadeira de número 27 na Academia Feminina Espírito Santense de Letras. Definiase como uma pessoa que conseguiu se reerguer quando quase nada mais havia em pé, passando para todos, sempre, a mensagem de um olhar positivo da vida, com a pureza de uma criança em seu coração, onde a mágoa não penetra e o rancor passa longe. Faleceu em 26 de março de 2008, aos 85 anos.

História do arquivo

Projeto financiado pela Lei de Incentivo à Cultura do Município de Vitória – Lei Rubem Braga, do ano de 2014, com apoio da empresa Spassu Tecnologia, para tratamento do acervo fotográfico pertencente a Nilge Gouveia Limeira.
O projeto surgiu após a família Gouveia Limeira, na figura da filha de Nilge – Fabíola Gouveia Limeira - demonstrar interesse em difundir as milhares de imagens acumuladas ao longo da vida, transcorrida tanto na cidade de Vitória-ES quanto em Recife-PE.
As fotografias acumuladas pela família possuem um recorte temporal de aproximadamente um século, começando no final do século XIX (casamento de familiares) e findando na primeira década do século XXI (com o falecimento de Nilge). Vale citar que a senhora produtora do acervo foi figura ativa nas principais entidades culturais do Espírito Santo (Academia Feminina de Letras, Tribunal Eleitoral, Clubes Sociais, Órgãos Públicos) e o acervo fotográfico ilustra esse fato de forma rica e abrangente.
O acervo mostrou-se valioso, uma vez que, configurava um importante recorte temporal e significativa amostra das atividades socioculturais capixabas. E, essa coleção tornou-se apta à capitação de recursos via Lei de Incentivo à Cultura do Município de Vitória – Lei Rubem Braga, na modalidade Patrimônio Histórico. O projeto foi contemplado no ano de 2014 e captou recursos junto à empresa de gerenciamento da informação e informática - Spassu Tecnologia, que viabilizou o trabalho em outubro de 2015. Tendo sido iniciado o tratamento logo imediatamente após a captação.
A metodologia adotada foi a identificação individual de cada uma das 4.956 imagens (através de entrevista oral) com os descendentes diretos de Nilge, seus filhos Fabíola e Thales Gouveia Limeira, que identificaram o local, data e personagens de cada uma das fotografias da coleção. Todo o processo foi gravado com câmera digital e depois transcrito por uma equipe multidisciplinar, que codificou e descreveu o acervo a partir das identificações obtidas.
Durante a etapa de preservação física as peças foram acondicionadas em material de reserva alcalina, embalados (com material em polipropileno) e condicionadas em estantes devidamente aclimatadas. Nesse processo optou-se por retirar as fotos de seus respectivos álbuns, devido às características dos invólucros primitivos: folhas autocolantes, extremamente ácidas, com peças soltas, e de difícil codificação/identificação.
Após receberem os códigos individuais todas as fotografias foram digitalizadas em formato TIFF (Tagged Image File Format). E salvas em diversos backups de segurança. Disponíveis para ampla consulta.
Ao serem doadas ao Arquivo Público do Estado do Espírito Santo tornaram-se patrimônio documental histórico dos capixabas e estão aptas à produção de conhecimento e fortalecimento da memória local e regional. Além de se concretizarem como parte fundamental do saber histórico e fonte primária (para se conhecer uma das infinitas micro-histórias) que compõe a historiografia brasileira.

Procedência

Doação das fotografias pela família Gouveia Limeira ao Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES).

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Contêm fotografias de família, aniversários, batizados, casamentos, primeira eucaristia, carnaval, atal, eventos sociais, formaturas, apresentações, lançamentos de livros, visitas sociais, viagens, patrimônios arquitetônicos, patrimônios naturais, patrimônios materiais, entre outras.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

ESTÁGIO DE TRATAMENTO
As fotografias estão totalmente organizadas. Foram higienizadas, envolvidas em jaquetas de papel alta alvura 240g, descritas, identificadas, arranjadas, digitalizadas e, por fim, acondicionadas em gavetas e armazenadas em estantes em ambiente de temperatura controlada.
ORGANIZAÇÃO
Divididas em álbuns, aqui representados em dossiês, como quando do recolhimento. Código utilizado: BR ES
APEES NGL, sendo ele:
BR – Brasil
ES – Espírito Santo
APEES – Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
NGL - Coleção Nilge Gouveia Limeira

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Irrestrito. Nas dependências do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES).

Condiçoes de reprodução

Com autorização do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) e da família de Nilge Gouveia Limeira.

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Norma Brasileira de Descrição Arquivística – NOBRADE, 2006.

Status

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

DATAS DAS DESCRIÇÕES: 28 de setembro de 2015 a 24 de setembro de 2016.

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Nota do arquivista

RESPONSÁVEL PELA HIGIENIZAÇÃO:
Diovani Favoreto.
RESPONSÁVEIS PELA DESCRIÇÃO:
Fabíola Gouveia Limeira, Thales Gouveia Limeira, Diovani Favoreto, Dakyere Litig Fadini, Lilian Barbosa Albani e Thyenne Endlich Dourado.
TÉCNICOS ENVOLVIDOS:
Thyenne Endlich Dourado, André Malverdes, Diovani Favoreto

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados