Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1833 - 1921 (Produção)
Nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
Textual
Área de contextualização
Nome do produtor
Entidade custodiadora
História do arquivo
Os dados referentes à História Administrativa tem início a partir de 1835, com a Guarda de Polícia Provincial, através da Lei n°9 (06/04/1835). A função principal era a manutenção do sossego e a segurança interna da província. A Guarda de Polícia Provincial foi extinta em 1844 e até 1921 a segurança pública do Estado passou por várias reformas, atribuições e denominações e, em 1920, com a nova organização administrativa a Polícia ficou subordinada à Secretaria do Interior.
Procedência
Diretoria de Segurança Pública
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O acervo é composto por 878 unidades de arquivamento, distribuído em caixas arquivos e livros de diversas dimensões. O Fundo Polícia contém 27 séries documentais e é possível recuperar informações sobre inquéritos policiais, matrícula de estrangeiros, ofícios e correspondências trocadas entre diversas autoridades policiais e dos poderes executivo ou judiciário. Constam ainda: a relação de passageiros desembarcados e embarcados no porto de Vitória, balancetes financeiros, passaportes e telegramas, dentre outros.