Zone d'identification
Cote
Titre
Date(s)
- 1833 - 1921 (Création/Production)
Niveau de description
Étendue matérielle et support
Textual
Zone du contexte
Nom du producteur
Histoire archivistique
Os dados referentes à História Administrativa tem início a partir de 1835, com a Guarda de Polícia Provincial, através da Lei n°9 (06/04/1835). A função principal era a manutenção do sossego e a segurança interna da província. A Guarda de Polícia Provincial foi extinta em 1844 e até 1921 a segurança pública do Estado passou por várias reformas, atribuições e denominações e, em 1920, com a nova organização administrativa a Polícia ficou subordinada à Secretaria do Interior.
Source immédiate d'acquisition ou de transfert
Diretoria de Segurança Pública
Zone du contenu et de la structure
Portée et contenu
O acervo é composto por 878 unidades de arquivamento, distribuído em caixas arquivos e livros de diversas dimensões. O Fundo Polícia contém 27 séries documentais e é possível recuperar informações sobre inquéritos policiais, matrícula de estrangeiros, ofícios e correspondências trocadas entre diversas autoridades policiais e dos poderes executivo ou judiciário. Constam ainda: a relação de passageiros desembarcados e embarcados no porto de Vitória, balancetes financeiros, passaportes e telegramas, dentre outros.