Identity area
Type of entity
Person
Authorized form of name
Alpia Couto
Parallel form(s) of name
Standardized form(s) of name according to other rules
Other form(s) of name
- Álpia Ferreira Couto Lenzi
Identifiers for corporate bodies
Description area
Dates of existence
1958 - 1984
History
A Direção Geral do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) informa, com grande pesar, o falecimento da professora Álpia Ferreira Couto Lenzi, aos 83 anos, ontem, devido a um acidente vascular cerebral (AVC). Ela se destacou por sua atuação no INES e em pesquisas sobre surdez entre as décadas de 1950 e 80, desempenhando um papel de relevância na história da educação de surdos.
Álpia fez o Curso Normal no instituto e trabalhou com surdos numa escola que funcionava dentro da casa de seus pais. Foi coordenadora no Centro Nacional de Educação Especial (Cenesp) e promoveu a reorganização dos cursos de especialização para professores de surdos no INES, que tiveram suas primeiras turmas formadas em 1981.
Autora de livros na área da educação, Álpia também foi presidente da Associação Internacional Guy Perdoncini para o Estudo e Pesquisa da Deficiência Auditiva (Aipeda) e trouxe para o Brasil o Método Perdoncini, nos anos 60, adaptando-o para a língua portuguesa. A metodologia audiofonatória foi um recurso para facilitar a aquisição e aprendizagem do idioma pela criança com surdez. A professora ainda foi responsável pela criação da primeira escola de surdos em Vitória (ES), na década de 50.