Fonds EDU - Educação

Resolução de Secretário da Instrução, Secretário da Instrução  licenciando, nomeado, suspendendo,... Resoluções do Secretário da Intrução, Secretário do Interior,  Secretário da Educação e Saúde, no... Potarias nomeando e licenciando funcionários, expedidas pelo  Inspetor Geral do Ensino do Estado ... Portarias expedidas Portarias licenciando, nomeando, admitindo, substituindo,  dispensando e renovando funcionários Ofícios recebidos pelo Inspetor Geral de Instrução Pública Ofícios recebidos pelo Inspetor Geral da Instrução Pública Ofícios recebidos pelo Inspetor Geral da Instrução Pública Ofícios recebidos pelo Diretor da Instrução Pública Ofícios recebidos pelo Diretor da Instrução Pública e pelo  Inspetor Geral do Ensino
Results 1 to 10 of 42 Show all

Identity area

Reference code

BR ES APEES EDU

Title

Educação

Date(s)

  • 1859 - 1941 (Creation)

Level of description

Fonds

Extent and medium

Acervo Textual, em suporte papel, integrado por 152 caixas e 167 livros.

Context area

Name of creator

Biographical history

Name of creator

Name of creator

Biographical history

Archival history

Os primeiros registros da Diretoria datam de 1835. No entanto, a história administrativa da Pasta ainda carece de estudos. O cargo de Diretor da Instrução Pública foi criado pelo regulamento de 20/2/1848, art. 41. No entanto, o cargo de Diretor Geral da Instrução Pública, só foi criado em 01/12/1864, sob o decreto nº 476. Com o decorrer dos anos são editados vários decretos de reestruturação, no sentido de modernizar a Diretoria e atender as demandas sócio-educaticas do Espírito Santo. Em 1935 com o lançamento da Lei nº 5, de 31/10/1935, é criada a Secretaria de Educação e Saúde Pública. Com vários Departamentos e Inspetorias, a Secretaria assume uma nova configuração na qual tem por objetivo atender as demandas educacionais e sanitárias do Estado.

Immediate source of acquisition or transfer

Não foi possível recuperar

Content and structure area

Scope and content

É possível encontrar documentos como atestados, processos de funcionários da educação, ofícios, requerimentos, resoluções, portarias, minutas e livros de registros referentes às questões administrativas da Inspetoria de Instrução Pública e Secretaria de Educação e Saúde do Espírito Santo. No total de 152 caixas e 167 livros.

CONSTAM: Resoluções sobre funcionários; Portarias do Presidente da Província e do Estado sobre funcionários; ofícios recebidos; requerimentos de Repartições educacionais; minutas de ofícios; relatórios de inspetores e diretores escolares; termo de visitas de inspetores; procurações de funcionários; Provas do Curso de Adaptação; Certificados do Curso Primário; Processos diversos; Livros de termos de visitas escolares; livros de exames escolares; livros de registro de ofícios; livros de atas do curso normal; livros de correspondências expedidas; livros de registro de títulos; livros de assentamento individual; livros de ponto; Registros estatísticos; Registro de atestados; livros de registro de matérias escolares; licitações; processos de obras; contratos; planilhas de orçamento; convênios; processos de prestação de serviços; pagamento de professores; processos de designação temporária.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Conditions governing reproduction

Language of material

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Related descriptions

Notes area

Alternative identifier(s)

Access points

Place access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Description identifier

Institution identifier

Rules and/or conventions used

Status

Level of detail

Dates of creation revision deletion

Language(s)

Script(s)

Sources

Accession area