Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1788 - 1960 (Produção)
Nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
Códice
Área de contextualização
Nome do produtor
Nome do produtor
Biografia
Nome do produtor
Biografia
Entidade custodiadora
História do arquivo
O Fundo Governadoria compreende, em ordem cronológica, as posições de: capitão-mor, governador da capitania, presidente da província, governador do estado, presidente do estado, interventor federal, novamente governador do estado e as juntas governativas que assumiram o destino espírito-santense em épocas de crise político-institucional. Inclui, também, as posições dos atuais Chefes das Casas Civil e Militar e Vice-Governadoria. Na época de sua criação, 1908-1910, o Arquivo Público incorporou os documentos que pertenceram à extinta Secretaria da Presidência da Província do Espírito Santo.
Procedência
Secretaria da Presidência da Província do Espírito Santo (1908)
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O Fundo Governadoria está dividido nas seguintes séries documentais: Série 383; Série 751; Série Accioly, Novas Séries e Série Correspondências da Secretaria de Governo. Esse acervo composto, em quase sua totalidade, por correspondência recebida e expedida pela governadoria, compreende:
Repartições imperiais, estaduais e federais (situadas ou não no território capixaba, como tesouraria geral, alfândega, ministérios da guerra, guarda nacional, correios e quartéis), capitanearia do porto, inspetoria de obras públicas, chefia de polícia, câmaras municipais, assuntos eclesiásticos, tesouraria provincial, juízes de órgãos, de paz, de direito, municipais e justiça eleitoral. Alguns códices da correspondência foram organizados tematicamente como os relativos à escravidão, índios e limites do Espírito Santo com Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro. A Série Correspondência é composta por documentos encadernados, todos identificados através de listagem e catálogos (códices) e documentos avulsos (organizados em maços e esses em caixa, já identificados), porém carecendo de um instrumento de pesquisa.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Irrestrito. Porém constam documentos interditados, devido ao mal estado de conservação.