Fundo GOV - Governadoria

Registros de Posse de Cargos Públicos e Patentes Militares Registros de Provisões de Pessoas Empossadas em Cargos Públicos Registros de Ofícios expedidos às Secretarias do Estado e Régios Tribunais Registros de Avisos das Secretarias e Provisões dos Tribunais Registros de Ofícios Expedidos às Secretarias da Província e Tribunais Registros de Ofícios e portarias Expedidas pelo Governo da Província Registro das Provisões e Ordens dos Tribunais, Ofícios da Intendência Geral de Polícia Registro de cartas, Alvarás, e Provisões Recebidas Registro de Ofícios Expedidos pela Junta Provisória de Governo da Província de Espírito Santo [Se... Registro de Termo de Obrigação
Resultados 1 até 10 de 103 Mostrar tudo

Área de identificação

Código de referência

BR ES APEES GOV

Título

Governadoria

Data(s)

  • 1788 - 1960 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

Códice

Área de contextualização

Nome do produtor

Nome do produtor

História do arquivo

O Fundo Governadoria compreende, em ordem cronológica, as posições de: capitão-mor, governador da capitania, presidente da província, governador do estado, presidente do estado, interventor federal, novamente governador do estado e as juntas governativas que assumiram o destino espírito-santense em épocas de crise político-institucional. Inclui, também, as posições dos atuais Chefes das Casas Civil e Militar e Vice-Governadoria. Na época de sua criação, 1908-1910, o Arquivo Público incorporou os documentos que pertenceram à extinta Secretaria da Presidência da Província do Espírito Santo.

Procedência

Secretaria da Presidência da Província do Espírito Santo (1908)

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O Fundo Governadoria está dividido nas seguintes séries documentais: Série 383; Série 751; Série Accioly, Novas Séries e Série Correspondências da Secretaria de Governo. Esse acervo composto, em quase sua totalidade, por correspondência recebida e expedida pela governadoria, compreende:

Repartições imperiais, estaduais e federais (situadas ou não no território capixaba, como tesouraria geral, alfândega, ministérios da guerra, guarda nacional, correios e quartéis), capitanearia do porto, inspetoria de obras públicas, chefia de polícia, câmaras municipais, assuntos eclesiásticos, tesouraria provincial, juízes de órgãos, de paz, de direito, municipais e justiça eleitoral. Alguns códices da correspondência foram organizados tematicamente como os relativos à escravidão, índios e limites do Espírito Santo com Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro. A Série Correspondência é composta por documentos encadernados, todos identificados através de listagem e catálogos (códices) e documentos avulsos (organizados em maços e esses em caixa, já identificados), porém carecendo de um instrumento de pesquisa.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Irrestrito. Porém constam documentos interditados, devido ao mal estado de conservação.

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Zona da incorporação

Gêneros relacionados

Lugares relacionados