Área de identidad
Código de referencia
Título
Fecha(s)
- 1948 - 2010 (Creación)
Nivel de descripción
Colección
Volumen y soporte
405 imagens fotográficas
Área de contexto
Nombre del productor
Historia biográfica
Institución archivística
Historia archivística
Hugo Borges, filho mais velho dos três de Hilda Borges Marques e Manoel Marques, (Laudelina Borges Marques e Sólon Borges Marques), nasceu na região rural de Itaiobaia, município de Serra, no dia 30 de julho de 1923. Iniciou sua carreira como radialista em 1948, indo trabalhar a convite do então Governador, Carlos Lindenberg, na Rádio Espírito Santo AM 1160 kHz.
Casou na Catedral de Vitória em 1946 com Neuza Nader Borges (in memoriam), onde tiveram quatro filhos. Além do lado profissional, a exemplo do pai, os filhos seguiram a vida política. Paulo Sérgio Borges, in memoriam, (1º mandato deputado estadual e prefeito de Guarapari 1997/2000), Sérgio Manoel Nader Borges (04 mandatos de deputado estadual), Hugo Borges Júnior, in memoriam, (1º mandato de vereador e presidente da Câmara de Vitória) e Marco Antônio Nader Borges (03 mandatos de vereador e 04 como presidente da Câmara Guarapari).
Em 1954, Hugo Borges trabalhou no Estado da Guanabara (Rio de Janeiro) onde abre uma agência de publicidade. De volta ao Espírito Santo, fixou residência no município de Guarapari e exerceu os cargos de diretor comercial e superintendente da Rádio Espírito Santo AM. Foi proprietário da Rádio Capixaba AM 1050 kHz, de 1978 a 1987. Elegeu-se pela primeira vez deputado estadual em 1966, assumindo o cargo na 6ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Espírito Santo de 1967 à 1971. No seu primeiro mandato foi membro efetivo da Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Conta em 1967-1971, além de Suplente da Comissão de Economia e Assuntos Sócio educacionais em 1967-1971 e participou como Deputado Constituinte em 1967. Reeleito para o segundo mandato de deputado na 7ª Legislatura da ALES, foi 2º Secretário da Mesa Diretora de (1971-31/01/1973) renunciou ao mandato para ocupar o mandato de Prefeito Municipal de Guarapari.
Após administrar a Cidade Saúde, Hugo Borges foi eleito em 1982 para seu terceiro mandato de deputado estadual, assumindo a 10ª legislatura (1983 à 1987) onde foi membro efetivo da Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas (1983-1985); Suplente da Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social (1983- 1984); Presidente da Assembleia Legislativa de 1985 à 1987; Vice-líder do PMDB em 1983-1984; Governador em exercício do Estado do Espírito Santo (17 a 19/09/1985), substituindo o então Governador Gerson Camata que estava em viagem. O último mandato foi exercido entre os anos de 1987 à 1991, sendo 1º vice-presidente 89/91; Líder do Bloco Parlamentar Independente 89; Membro efetivo da Comissão de Defesa do Consumidor e do Meio Ambiente 87/90; Líder da Bancada do PMDB em 1990; Deputado Constituinte em 1989; Membro efetivo da Comissão de Finanças, Economia, Orçamento, Fiscalização, Controle e Tomada de Contas 89/91. Foi um dos fundadores do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) no País e no Espírito Santo. Fundou e registrou no Estado 46 diretórios municipais.
Foi o primeiro presidente do PMDB no Espírito Santo, tendo sido eleito deputado estadual por quatro mandatos nas décadas de 60,70, 80 e 90, além de presidente da Assembleia Legislativa 1985/1987. Ao lado de nomes ilustres como o Deputado Federal Argilano Dario, o Senador Dirceu Cardoso, Manoel Moreira Camargo, durante mais de três décadas ajudou na retomada do processo
Origen del ingreso o transferencia
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
As imagens além de mostrarem um pouco da cidade de Guarapari e do Estado do Espírito Santo demonstram também o cotidiano e o estilo da política no período em que Hugo Borges estive no cenário político do Estado (1966-1991).
São inúmeras as imagens do deputado em atividades políticas no município de Guarapari e em visita ao interior do Espírito santo. Ali aparece inaugurando obras, especialmente, escolas, prédios públicos, construções e de outras tantas visitando feiras e fazendo campanha política. Por meio da leitura desses vestígios é possível conhecer um pouco da realidade de Guarapari e das demais cidades capixabas na época.
Dentre as fotos produzidas, ao longo da vida pública de Hugo Borges, destacamos diversas autoridades nacionais como: Ulisses Guimarães, Tancredo Neves, Teotônio Vilela, Pedro Simon, Michel Temer, Roberto Requião, Miguel Arraes, Nelson Carneiro, Afonso Arinos. E diversas autoridades políticas regionais: Max Mauro, Adalberto Simão Nader (cunhado), Berredo de Menezes, Argilano Dario, Senador Dirceu Cardoso e Manoel Moreira Camargo, entre outros. As fotos retratam também os ânimos da população nas ruas esperando a passagem das autoridades políticas.
Valorización, destrucción y programación
Acumulaciones
Sistema de arreglo
Organizado totalmente; Sistema de arranjo artificial, organizado em dez séries, assim distribuído:
1 Vista panorâmica de Guarapari
2 Fotos de Perfil
3 Família
4 Atividade Radialista
5 Atividade Prefeito
6 Atividade Parlamentar
7 Comícios
8 Eventos e Congressos
9 Eventos Esportivos e Culturais
10 Carnaval
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Sem restrições no Arquivo Público do Estado do Espírito Santo. O acesso aos originais no acervo pessoal é conforme agendamento.
Condiciones
Os documentos podem ser solicitados mediante termo de compromisso de citação das fontes e dos direitos autorais conforme as normas de acesso do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo.
Idioma del material
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
Características físicas y requisitos técnicos
Instrumentos de descripción
Uploaded finding aid
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
Existencia y localización de copias
Unidades de descripción relacionadas
Área de notas
Identificador/es alternativo(os)
Puntos de acceso
Puntos de acceso por materia
Puntos de acceso por lugar
Puntos de acceso por autoridad
- Hugo Borges (Materia)
- Neuza Nader Borges (Materia)
- Paulo Sérgio Borges (Materia)
- Sérgio Manoel Nader Borges (Materia)
- Hugo Borges Júnior (Materia)
- Marcos Antonio Nader Borges Ulisses Guimarães (Materia)
- Tancredo Neves (Materia)
- Teotônio Vilela (Materia)
- Pedro Simon (Materia)
- Michel Temer (Materia)
- Roberto Requião (Materia)
- Max Mauro (Materia)
- Adalberto Simão Nader (Materia)
- Solon Borges (Materia)
- Berredo de Menezes (Materia)
- José Ignácio Ferreira (Materia)
- Roberto Valadão (Materia)
- Vicente Santório Fantini (Materia)
- Argilano Dario (Materia)
- José Moraes (Materia)
- Dirceu Cardoso, Salvador Bonomo (Materia)
- Dilton Lyrio Netto (Materia)
- Paulo Hartung (Materia)
- Weverson de Abreu Sodré (Materia)
- Gerson Camata (Materia)
- Diana Tristão Calhau (Materia)
- Rose de Freitas (Materia)
- Mirtes Bevilacqua Corradi (Materia)
- Dailson Laranja (Materia)
Tipo de puntos de acceso
Área de control de la descripción
Identificador de la descripción
Identificador de la institución
Reglas y/o convenciones usadas
Estado de elaboración
Nivel de detalle
Fechas de creación revisión eliminación
Idioma(s)
Escritura(s)
Fuentes
Nota del archivista
Diovani Favoreto, Jussara Teixeira, Michel Caldeira, Rosemery Araújo Xavier.