Dossiê 8 - Pasta 05 - Material Jayme Santos Neves

Open original Objeto digital

Área de identificação

Código de referência

BR ESAPEES JASN.2.8

Título

Pasta 05 - Material Jayme Santos Neves

Data(s)

  • 1979 - 1999 (Produção)

Nível de descrição

Dossiê

Dimensão e suporte

Textual, 129 páginas, ao todo, sendo 19 fotografias; 40 recortes de jornais; 15 cartões e encartes; 6 certificados e diplomas.

Área de contextualização

Nome do produtor

(24/08/1909 - 06/11/1998)

Biografia

Dr. Jayme dos Santos Neves, nasceu em Vitória em 24/08/1909 e faleceu em 06 de novembro de 1998. Formou-se pela Faculdade Nacional de Medicina, no Rio de Janeiro, em 1932. Atuou especialmente na área de tisiologia e tuberculose, exercendo suas funções em diversas instituições médicas, tais como o Dispensário de Tuberculose de Vitória e o Sanatório Getúlio Vargas, sendo seu fundador, em 1942. Além da participação em diversos conselhos, comissões e direções em centros de saúde, assim como diretor do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes. Atuou como professor da Universidade Federal do Espírito Santo e pesquisador com vasta publicação de estudos e artigos acadêmicos na área da medicina. Participou de inúmeros congressos nacionais e internacionais, bem como foi convidado para participar de cursos e estudos internacionais no âmbito do controle e combate da tuberculose. Trouxe para o Espírito Santo o primeiro aparelho de pneumotórax fabricado no mundo, o qual sua fotografia compõe o acervo doado ao APEES. Dr. Jayme, também, foi fundador da Liga Espírito-santense Contra a Tuberculose teve expressiva atuação no combate ao tabagismo. Em seu acervo é possível observar sua atuação na defesa e estudos da vacina BCG, além de ter sido fundador e diretor do Sistema Integrado de Saúde - SIS - Vacinações. Também foi escritor, tendo publicado os livros: "Cantáridas e outros poemas fesceninos" (1984), "A Outra História da Companhia de Jesus" (1984) e "A Centopéia" (1989), sendo os dois últimos, integrantes do acervo. Toda sua vocação pela pneumologia se evidencia em seu escrito, extraído de seu acervo: "Eis que ao encostar o ouvido nas costas do paciente eu quase que via o seu pulmão". Enfatiza-se ainda, sua fala em discurso proferido como patrono da sexta turma da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Espírito Santo: "Não basta apenas ser poeta, o que importa é ser poesia. Não basta apenas ser artista, ser médico, ser amante. O que importa é ser a arte, a medicina, o amor. Não basta apenas ser místico, contemplativo, o que importa é ser Deus. Não basta apenas ser homem, meus filhos, o que importa é ser humanidade!". Também no acervo, em um trecho, é possível verificar seu interesse por futebol.

História do arquivo

Procedência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Contam documentos relacionados à Liga Espíritosantense Contra a Tuberculose, referentes ao Cinquentário de Fundação (04/07/1933 - 04/07/1983); Documentos pertinentes à campanha do combate ao tabagismo, constam cartazes fotografias, encartes, textos e recortes de jornais, além dos referentes à participação de Dr. Jayme em conferências relacionadas ao tema; Certificados de particapação em Congressos de Pneumologia e Tisiologia e participação em Conselho da área; Ofícios sobre homeagens conferidas ao Dr. Jaynme, acerca de sua atuação médica; Publicação da Revista SBPT, Janeiro/Fevereiro de 1999, com homenagem ao Dr. Jayme dos Santos Neves, "um pioneiro na luta contra o tabagismo"; Publicações e homenagens ao Dr. Jayme; Textos de João Vieira Nunes em homenagem ao Dr. Jayme, com fotografia do mesmo. Recorte de Jornal sobre inauguração do Hospital Dr. Jayme Santos Neves; Currículo de Dr. Jayme dos Santos Neves; Certidão da Universidade Federal do Espírito Santo, de 26 de junho de 1970, acerca da situação funcional de Dr. Jayme na UFES; Recortes de Jornais sobre poluição atmosférica/aquecimento global; Texto de Dr. Jayme em homenagem ao Dr.Thomaz Tommasi; Poemas, Poesias, Prosas e Contos de de Dr. Jayme ou em homenagem ao mesmo; Texto "Espinhela caída e arcas abertas" de Hermógenes Lima Fonseca; Fotografia de Jayme dos Santos Neves segurando a bandeira do Brasil com os dizeres: "Jogo nenhum chega aos pés do futebol!", além de cartas endereçadas à técnicos da seleção brasileira de futebol. Discurso em homenagem ao Sr. Jones dos Santos Neves, em inauguração do Centro Profissional de mesmo nome; Jogo da linha, variados desenhos de Dr. Jayme, a partir de uma linha (1987 - 1989); Recortes de jornais sobre "aplauso à pajelança", relativo à telegrama enviado por Dr. Jayme ao cientista Augusto Ruschi. Consta ainda: imagem da releitura de uma pintura (Arquimedes); fotografias de Dr. Jayme em função de acometimento em sua mão, por fim, notas e encartes sobre seu falecimento, em 06 de novembro de 1998.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Gaveta 2. Mantida a ordem original da pasta.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Irrestrito

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Objeto digital (Master) área de direitos

Objeto digital (Referência) área de direitos

Objeto digital (Miniatura) área de direitos

Zona da incorporação