Companhia Docas do Espírito Santo

Identity area

Type of entity

Corporate body

Authorized form of name

Companhia Docas do Espírito Santo

Parallel form(s) of name

  • CODESA

Standardized form(s) of name according to other rules

    Other form(s) of name

      Identifiers for corporate bodies

      Description area

      Dates of existence

      1975-2022

      History

      A Companhia Docas do Espírito Santo (CODESA) foi criada em 1975, por meio do Decreto nº 75.439, com a finalidade de administrar e desenvolver os portos organizados sob sua jurisdição no estado do Espírito Santo. A estatal federal foi constituída como empresa pública vinculada ao então Ministério dos Transportes, posteriormente subordinada à Secretaria de Portos e, atualmente, à estrutura do Ministério de Portos e Aeroportos.

      Durante décadas, a CODESA foi responsável pela gestão do Porto de Vitória e do Porto de Barra do Riacho, localizados, respectivamente, na capital capixaba e no município de Aracruz. Sua atuação compreendia a administração da infraestrutura portuária, a manutenção dos acessos aquaviários e a promoção do desenvolvimento das atividades comerciais e logísticas associadas ao setor portuário.

      A empresa também teve papel estratégico na economia regional, contribuindo para o escoamento de produtos como minério de ferro, grãos, contêineres, entre outros, sendo parte fundamental da cadeia logística estadual e nacional.

      Um marco importante na trajetória da CODESA ocorreu em 2022, quando foi a primeira autoridade portuária federal a ser desestatizada. O processo de concessão à iniciativa privada foi formalizado em março de 2022, com a assinatura do contrato com a empresa vencedora do leilão. A concessão abrange a exploração dos portos por 35 anos, incluindo investimentos na modernização da infraestrutura e na ampliação da capacidade operacional.

      Com isso, a CODESA encerrou suas atividades como autoridade portuária estatal, abrindo caminho para um novo modelo de gestão portuária no país, alinhado às diretrizes de eficiência, competitividade e atração de investimentos privados.

      Places

      Legal status

      Functions, occupations and activities

      Mandates/sources of authority

      Internal structures/genealogy

      General context

      Relationships area

      Access points area

      Subject access points

      Place access points

      Occupations

      Control area

      Authority record identifier

      ES CODESA

      Institution identifier

      Rules and/or conventions used

      Status

      Level of detail

      Dates of creation, revision and deletion

      Language(s)

        Script(s)

          Sources

          Maintenance notes