
Zona de identificação
Tipo de entidade
Forma autorizada do nome
Forma(s) paralela(s) de nome
Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras
Outra(s) forma(s) de nome
identificadores para entidades coletivas
Área de descrição
Datas de existência
Histórico
Maria Stella de Novaes nasceu em 18 de agosto de 1894, em Campos dos Goytacazes (RJ), e foi criada no estado do Espírito Santo, nas cidades de Cachoeiro de Itapemirim e Vitória. Recebeu formação educacional de base clássica, com instrução em artes (pintura, piano e violino), idiomas, pedagogia e filosofia.
Iniciou sua carreira no magistério, atuando como professora de Física, Química, História Natural, desenho e caligrafia em instituições de ensino, destacando-se o Ginásio do Espírito Santo e a Escola Normal Pedro II, onde permaneceu até sua aposentadoria em 1936. A partir de então, passou a se dedicar à pesquisa em botânica, com ênfase em malacologia e no estudo de orquídeas nativas do Espírito Santo. Estabeleceu intercâmbio científico com pesquisadores da área, como Frederico Carlos Hoehne, do Instituto de Botânica de São Paulo.
Paralelamente à atuação científica e educacional, teve participação destacada no movimento feminista brasileiro, integrando a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino. Representou a filial capixaba da entidade e colaborou com lideranças como Bertha Lutz, na defesa de pautas como o sufrágio feminino e a regulamentação do divórcio. Foi, ainda, uma das primeiras mulheres a integrar a diretoria do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, contribuindo para a inserção feminina em espaços de produção e preservação do conhecimento histórico e científico.