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Descrição arquivística
Somente descrições em nível superior Arquivo Público do Estado do Espírito Santo Fundo
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Agricultura

  • BR ESAPEES AGR
  • Fundo
  • 1854 - 1960

O acervo é composto por correspondências entre autoridades, plantas, mapas, livros, listas de navios, contratos de colonos, recenseamentos, matrículas de colonos, relatórios e passaporte de imigrantes. Os documentos estão organizados em cinco séries séries: 1-DCTC (Diretoria Central de Terras e Colonização). 2-CGT (Comissariado Geral de Terras). 3-Processos de Terras; 4-Navegação e Povoamento e 5-Memorais de Terras. Essa documentação é a mais importante sobre o tema Colonização e Imigração Estrangeira no ES e abrange os períodos Imperial e Republicano. O fundo documental é composto por diversos setores, tais como: Hospedaria de Imigrantes, Comissariado Geral de Terras, Companhia de Melhoramentos da Capital, Diretoria Central de Terras e Colonização, Companhias de navegações. O acervo é composto por 2.300 unidades de arquivamento distribuído entre o suporte de microfilmes, textuais e cartográficos.

Diretoria Central de Terras e Colonização

Alfredo Mazzei

  • BR ESAPEES MAZZEI
  • Fundo
  • 1930 - 1980

Acervo constituído por eventos e solenidades oficiais, eventos e comemorações sociais e religiosos, além de retratos de pessoas não identificadas registradas por Mazzei durante sua atuação como fotógrafo profissional.

Alfredo Mazzei

Christiano Dias Lopes Filho

  • BR ESAPEES BR ESAPEES CDLF.
  • Fundo
  • 1942 - 2002

Conjunto documental relativo à vida política, profissional e pessoal de Christiano Dias Lopes. No acervo é possível ter acesso diferentes documentos, entre eles, estão recortes de jornais, minutas, atos administrativos, correspondências, discursos, livros, memorandos, telegramas e dez álbuns de fotografias, que trazem informações sobre a história política capixaba, abrangendo os anos de 1942 a 2002.

Christiano Dias Lopes Filho

Departamento Estadual de Imprensa e Propaganda

  • BR ESAPEES DEIP
  • Fundo
  • 1929 - 1946

Correspondências e ofícios referentes às questões administrativas do DEIP. controle da propaganda, imprensa, da diversão pública (espetáculos, cinema, teatros, etc.), turismo, censura de músicas e espetáculos locais.

Departamento Estadual de Imprensa e Propaganda - DEIP

Educação

  • BR ESAPEES EDU
  • Fundo
  • 1859 - 1941

É possível encontrar documentos como atestados, processos de funcionários da educação, ofícios, requerimentos, resoluções, portarias, minutas e livros de registros referentes às questões administrativas da Inspetoria de Instrução Pública e Secretaria de Educação e Saúde do Espírito Santo. No total de 152 caixas e 167 livros.

CONSTAM: Resoluções sobre funcionários; Portarias do Presidente da Província e do Estado sobre funcionários; ofícios recebidos; requerimentos de Repartições educacionais; minutas de ofícios; relatórios de inspetores e diretores escolares; termo de visitas de inspetores; procurações de funcionários; Provas do Curso de Adaptação; Certificados do Curso Primário; Processos diversos; Livros de termos de visitas escolares; livros de exames escolares; livros de registro de ofícios; livros de atas do curso normal; livros de correspondências expedidas; livros de registro de títulos; livros de assentamento individual; livros de ponto; Registros estatísticos; Registro de atestados; livros de registro de matérias escolares; licitações; processos de obras; contratos; planilhas de orçamento; convênios; processos de prestação de serviços; pagamento de professores; processos de designação temporária.

Diretoria de Instrução Pública

Governadoria

  • BR ESAPEES GOV
  • Fundo
  • 1788 - 1960

O Fundo Governadoria está dividido nas seguintes séries documentais: Série 383; Série 751; Série Accioly, Novas Séries e Série Correspondências da Secretaria de Governo. Esse acervo composto, em quase sua totalidade, por correspondência recebida e expedida pela governadoria, compreende:

Repartições imperiais, estaduais e federais (situadas ou não no território capixaba, como tesouraria geral, alfândega, ministérios da guerra, guarda nacional, correios e quartéis), capitanearia do porto, inspetoria de obras públicas, chefia de polícia, câmaras municipais, assuntos eclesiásticos, tesouraria provincial, juízes de órgãos, de paz, de direito, municipais e justiça eleitoral. Alguns códices da correspondência foram organizados tematicamente como os relativos à escravidão, índios e limites do Espírito Santo com Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro. A Série Correspondência é composta por documentos encadernados, todos identificados através de listagem e catálogos (códices) e documentos avulsos (organizados em maços e esses em caixa, já identificados), porém carecendo de um instrumento de pesquisa.

Secretaria da Presidência da Província do Espírito Santo

Jayme dos Santos Neves

  • BR ESAPEES JASN
  • Fundo
  • 1883 - 1999

Jayme dos Santos Neves

Juízo de Direito da Comarca de Vitória

  • BR ESAPEES JDCV
  • Fundo
  • 1832 - 1921

No acervo é possível encontrar autos de liberdade e matrícula de escravos, termos de partilhas de bens, cartas de emancipação e provisões de tutela de órfãos, relatórios, ofícios e certidões referentes às solicitações e prescrições do Júri da Comarca de Direito de Vitória.

Juízes Municipais

Max Freitas Mauro

  • BR ESAPEES MFM
  • Fundo
  • 1910 - 1994

As imagens além de mostrarem um pouco das cidades do Estado do Espírito Santo demonstram também o cotidiano e o estilo da política no período em que Saturnino Mauro e Max Mauro estiveram no cenário político do Estado (1930-1986).
São inúmeras as imagens do governador em visita ao interior do Espírito santo. Ali eles aparecem inaugurando obras, especialmente, escolas, maternidades, estações de tratamento de água e esgoto, construções e de outras tantas visitando feiras e fazendo campanha política. Por meio da leitura desses vestígios é possível conhecer um pouco da realidade das cidades capixabas na época.
Dentre as fotos em que aparece Saturnino Rangel Mauro com diversas autoridades destacamos algumas na companhia de Vargas e Jone dos Santos Neves, entre outros. Por sinal, no acervo documental encontram-se mensagens trocadas entre Saturnino e Getúlio. As fotos retratam os ânimos da população nas ruas e nos prédios esperando a passagem das autoridades políticas.
Por fim, o acervo também conta com diversas fotos de cunho privado pelas quais se pode conhecer a vida empresarial e familiar da família Mauro e da sociedade em Vila Velha ao longo do século XX.

Max de Freitas Mauro

Milson Henriques.

  • BR ESAPEES BR ESAPEES MH.
  • Fundo
  • 1943 - 2015

Conjunto documental relativo à vida pessoal e produções culturais de Milson Henriques. No acervo é possível ter acesso diferentes documentos, como recortes de jornais, cartas, panfletos, cartões-postais, charges, quadros, desenhos, fotografias, diário, currículo artístico, premiações, telegramas, letras de músicas, convites, roteiros, cartazes, ingressos, álbuns, rótulos e homenagens

Milson Henriques

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