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Fotografia, 1 item p&b; 12,8 X 17,5 cm sem moldura. Autoria: Erwin Kerchoff.
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Administrative history
A Galeria de Arte Homero Massena (GHM) foi inaugurada em 31 de março de 1977, no bairro Cidade Alta, em Vitória, e é mantida pela Secretaria da Cultura do Estado do Espírito Santo (Secult-ES). O espaço leva o nome do artista Homero Massena (1885–1974), importante pintor capixaba de linguagem impressionista, cuja trajetória marcou a história das artes visuais no estado.
Desde sua fundação, a galeria tem se dedicado à promoção da arte contemporânea, com ênfase na valorização de artistas capixabas, especialmente os em início de carreira. Através de editais públicos e de uma programação ativa e diversificada, a GHM abre espaço para exposições individuais e coletivas que exploram múltiplas linguagens, como pintura, instalação, performance e vídeo.
Além das mostras expositivas, a galeria também desenvolve ações de formação e mediação cultural, como oficinas, visitas guiadas, rodas de conversa e projetos como o “Ateliê Ocupação”, que oferece residências artísticas abertas ao público. Essas iniciativas têm contribuído para aproximar a arte do cotidiano da população, fortalecendo os vínculos entre a produção artística e a comunidade.
Ao longo de seus mais de 40 anos de atuação, a Galeria Homero Massena também constituiu um valioso acervo de obras de arte capixaba, e tem promovido exposições que recuperam e ressignificam a memória artística local — como mostras dedicadas à arte naïf e à restauração de obras de nomes como Nice e Elpídio Malaquias.
Nos últimos anos, a galeria passou por processos de ampliação e requalificação, incluindo a incorporação de novos espaços, como uma área para arte-educação e convivência, tudo isso respeitando o valor histórico do imóvel onde funcionou o antigo Arquivo Público do Estado.
Com entrada gratuita e uma programação acessível e plural, a Galeria Homero Massena consolidou-se como um dos mais importantes centros de difusão das artes visuais no Espírito Santo. Seu papel vai além da exposição de obras: ela se tornou um polo de formação, experimentação e incentivo à cultura, cumprindo com excelência sua missão pública.
Archival history
Reprodução em 1978 por Rogério Medeiros.
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Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Notação: 194G