Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1971 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
15 fotografias, sendo, 2 (11,5x17 cm); 1 (11,5x17 cm); 1 (10x16,5 cm); 2 (13x9,5 cm); 6 (12x18,2 cm); 1 (11,5x18 cm); 1 (14,5x10,7 cm); 1 (11,5x17,7 cm); 1 (12x17,3 cm)
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Faleceu aos 83 anos, devido a um acidente vascular cerebral (AVC). Alpia Couto se destacou por sua atuação no INES e em pesquisas sobre surdez entre as décadas de 1950 e 80, desempenhando um papel de relevância na história da educação de surdos. Álpia fez o Curso Normal no Instituto e trabalhou com surdos numa escola que funcionava dentro da casa de seus pais. Foi coordenadora no Centro Nacional de Educação Especial (Cenesp) e promoveu a reorganização dos cursos de especialização para professores de surdos no INES, que tiveram suas primeiras turmas formadas em 1981. Autora de livros na área da educação, Álpia também foi presidente da Associação Internacional Guy Perdoncini para o Estudo e Pesquisa da Deficiência Auditiva (Aipeda) e trouxe para o Brasil o Método Perdoncini, nos anos 60, adaptando-o para a língua portuguesa. A metodologia audiofonatória foi um recurso para facilitar a aquisição e aprendizagem do idioma pela criança com surdez. A professora ainda foi responsável pela criação da primeira escola de surdos em Vitória (ES), na década de 50.
A professora Álpia Ferreira Couto-Lenzi foi aluna do curso normal do INES e, posteriormente, servidora do Instituto tendo se destacado no desenvolvimento de pesquisas na educação de surdos entre as décadas de 1950 e 1980. Foi coordenadora no Centro Nacional de Educação Especial e promoveu a reorganização dos cursos de especialização para professores de surdos no INES, que tiveram suas primeiras turmas formadas em 1981. Foi autora de livros sobre a educação de surdos, e presidente da Associação internacional Guy Perdoncini para o estudo e pesquisa da deficiência auditiva
Fonte: Eliane Telles de Bruim Vieira.
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
item n° 28