Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1979 - 1999 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Textual, 129 páginas, ao todo, sendo 19 fotografias; 40 recortes de jornais; 15 cartões e encartes; 6 certificados e diplomas.
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Dr. Jayme dos Santos Neves, nasceu em Vitória em 24/08/1909 e faleceu em 06 de novembro de 1998. Formou-se pela Faculdade Nacional de Medicina, no Rio de Janeiro, em 1932. Atuou especialmente na área de tisiologia e tuberculose, exercendo suas funções em diversas instituições médicas, tais como o Dispensário de Tuberculose de Vitória e o Sanatório Getúlio Vargas, sendo seu fundador, em 1942. Além da participação em diversos conselhos, comissões e direções em centros de saúde, assim como diretor do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes. Atuou como professor da Universidade Federal do Espírito Santo e pesquisador com vasta publicação de estudos e artigos acadêmicos na área da medicina. Participou de inúmeros congressos nacionais e internacionais, bem como foi convidado para participar de cursos e estudos internacionais no âmbito do controle e combate da tuberculose. Trouxe para o Espírito Santo o primeiro aparelho de pneumotórax fabricado no mundo, o qual sua fotografia compõe o acervo doado ao APEES. Dr. Jayme, também, foi fundador da Liga Espírito-santense Contra a Tuberculose teve expressiva atuação no combate ao tabagismo. Em seu acervo é possível observar sua atuação na defesa e estudos da vacina BCG, além de ter sido fundador e diretor do Sistema Integrado de Saúde - SIS - Vacinações. Também foi escritor, tendo publicado os livros: "Cantáridas e outros poemas fesceninos" (1984), "A Outra História da Companhia de Jesus" (1984) e "A Centopéia" (1989), sendo os dois últimos, integrantes do acervo. Toda sua vocação pela pneumologia se evidencia em seu escrito, extraído de seu acervo: "Eis que ao encostar o ouvido nas costas do paciente eu quase que via o seu pulmão". Enfatiza-se ainda, sua fala em discurso proferido como patrono da sexta turma da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Espírito Santo: "Não basta apenas ser poeta, o que importa é ser poesia. Não basta apenas ser artista, ser médico, ser amante. O que importa é ser a arte, a medicina, o amor. Não basta apenas ser místico, contemplativo, o que importa é ser Deus. Não basta apenas ser homem, meus filhos, o que importa é ser humanidade!". Também no acervo, em um trecho, é possível verificar seu interesse por futebol.
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Contam documentos relacionados à Liga Espíritosantense Contra a Tuberculose, referentes ao Cinquentário de Fundação (04/07/1933 - 04/07/1983); Documentos pertinentes à campanha do combate ao tabagismo, constam cartazes fotografias, encartes, textos e recortes de jornais, além dos referentes à participação de Dr. Jayme em conferências relacionadas ao tema; Certificados de particapação em Congressos de Pneumologia e Tisiologia e participação em Conselho da área; Ofícios sobre homeagens conferidas ao Dr. Jaynme, acerca de sua atuação médica; Publicação da Revista SBPT, Janeiro/Fevereiro de 1999, com homenagem ao Dr. Jayme dos Santos Neves, "um pioneiro na luta contra o tabagismo"; Publicações e homenagens ao Dr. Jayme; Textos de João Vieira Nunes em homenagem ao Dr. Jayme, com fotografia do mesmo. Recorte de Jornal sobre inauguração do Hospital Dr. Jayme Santos Neves; Currículo de Dr. Jayme dos Santos Neves; Certidão da Universidade Federal do Espírito Santo, de 26 de junho de 1970, acerca da situação funcional de Dr. Jayme na UFES; Recortes de Jornais sobre poluição atmosférica/aquecimento global; Texto de Dr. Jayme em homenagem ao Dr.Thomaz Tommasi; Poemas, Poesias, Prosas e Contos de de Dr. Jayme ou em homenagem ao mesmo; Texto "Espinhela caída e arcas abertas" de Hermógenes Lima Fonseca; Fotografia de Jayme dos Santos Neves segurando a bandeira do Brasil com os dizeres: "Jogo nenhum chega aos pés do futebol!", além de cartas endereçadas à técnicos da seleção brasileira de futebol. Discurso em homenagem ao Sr. Jones dos Santos Neves, em inauguração do Centro Profissional de mesmo nome; Jogo da linha, variados desenhos de Dr. Jayme, a partir de uma linha (1987 - 1989); Recortes de jornais sobre "aplauso à pajelança", relativo à telegrama enviado por Dr. Jayme ao cientista Augusto Ruschi. Consta ainda: imagem da releitura de uma pintura (Arquimedes); fotografias de Dr. Jayme em função de acometimento em sua mão, por fim, notas e encartes sobre seu falecimento, em 06 de novembro de 1998.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Gaveta 2. Mantida a ordem original da pasta.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Irrestrito
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
- Ilza Fundão (Assunto)
- Lyct Barbosa Senna (Assunto)
- José Hygino de Oliveira (Assunto)
- José Rosemberg (Assunto)
- Margareth Dalcomo (Assunto)
- João Vieira Nunes (Assunto)
- Hermógenes Lima Fonseca (Assunto)
- Zagalo (Assunto)
- Jones dos Santos Neves (Assunto)
- Pajelança (Assunto)
- Augusto Ruschi (Assunto)